É o orixá caçador, senhor das florestas e de todos os seres que a habitam. Atualmente, o culto a Oxossi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, em Cuba e em outras partes da América onde a cultura yorubá prevaleceu.
Oxossi é o Rei e Senhor de Kêtu, segundo dizem a origem da disnatia. A Oxossi são conferidos os títulos de Alakétu (“Senhor de Kêtu”) e Oníìlé (Dono da Terra”).
No Brasil, muitas casas de Candomblé são consagradas a Oxossi: aPrimeira delas é o Ilê Iyá Nassô Oká, mais conhecida como Casa Branca, e a segunda é o Ilê Iyá Massê, que se tornou famosa com o nome de Gantois. Porém, todas as casa de Candomblé que pertencem à nação Kêtu têm Oxossi como protetor e patrono.
Na história da humanidade, Oxossi cumpre um papel civilizador importate, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana.
Outras histórias relacionadas a Oxossi o apontam como irmãos de Ogum. Juntos, eles dominaram a floresta e levaram o homem à evolução. Além de irmão, Oxossi é grande amigo de Ogum (dizem até que seria seu filho), e onde está Ogum, deve estar Oxossi, suas forças se completam, e unidas, são ainda mais imbatíveis.
A exemplo de Xangô, Oxossi é um orixá avesso à morte, porque é expressão da vida. A Oxossi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú (a morte) não passa perto de Oxossi, pois ele não acredita na morte.
Odé não chega perto de bicho morto.
Ele se assenta em terras estranhas.
Odé me olha e me dá medo.
Aspectos Gerais:
SAUDAÇÃO:Òké Aró! Arolé!
DIA: Quinta-feira
DATA: 23 de abril (SP), 20 de janeiro (RJ)
COR: Azul-turquesa
COMIDAS: Frutas, ewa (feijão-fradinho torrado), axoxó (milho cozido com coco)
SÍMBOLOS: Ofá (arco), damatá (flecha), erukeré
ELEMENTOS: Terra (florestas e campos cultiváveis)
REGIÃO DA ÁFRICA: Kêtu
PEDRAS: Turquesa, água-marinha
FOLHAS: Aroeira, peregun (pau-d’água), erva-pombinho (quebra-pedra), pega-pinto, alecrim-do-campo
ODU QUE REGE: Obará e Odi
DOMÍNIOS: Caça, agricultura, alimentação e fartura
Nenhum comentário:
Postar um comentário